sdfgf
Como se preparar para atender o consumidor do futuro

Como se preparar para atender o consumidor do futuro

By
Vinicius Leandrini Magalhaes
/
Studio Yellow

Provavelmente, você já percebeu uma mudança significativa no comportamento do seu cliente, certo? Hoje, por estarem sempre conectados, os clientes entram em uma loja já sabendo exatamente o que estão procurando. Então, perguntamos: você sabe o que esperar desse futuro consumidor? Sua empresa está preparada para atendê-los?

Perguntamos isso porque quanto mais preparada sua marca estiver, mais facilmente ela atenderá às demandas de seus clientes, ficando à frente da concorrência. Neste artigo, forneceremos alguns insights sobre esse tópico para que você possa aplicar esses conceitos ao seu negócio.

Então, você quer saber como se preparar para atender o consumidor do futuro?

Crie experiências de vendas

Crie experiências de vendas cada vez mais personalizadas

Personalização é a palavra-chave do momento! Na verdade, as próprias automações de marketing já estão proporcionando experiências mais personalizadas ao público.

Com o passar dos anos, a personalização será um requisito ainda mais presente. Afinal, com tanto poder de escolha, os consumidores escolherão marcas que lhes proporcionem uma experiência criativa, única e inovadora. Especialmente se sua empresa vende produtos e/ou serviços que são comuns e enfrentam uma concorrência acirrada, como lojas de roupas, clínicas de beleza, academias, imobiliárias, cafés, restaurantes, entre muitos outros, você precisa se diferenciar de alguma forma e, sem dúvida, a melhor maneira é oferecer uma experiência inesperada ao cliente.

Para facilitar sua compreensão de “criar experiências”, mencionarei o exemplo de lojas de roupas que, após concluir uma venda, pegam a sacola e acompanham o cliente até a porta do estabelecimento, como se fosse um gesto de cortesia e gratidão. Isso já é amplamente utilizado em várias lojas atualmente, mas as primeiras a praticá-lo certamente se destacaram. Criar uma experiência significa superar as expectativas do seu cliente, fazendo com que ele SINTA algo diferente e bom. O ponto chave aqui é que, quando nosso cérebro sente algo, ele o armazena na memória. Quanto maior a sensação, maior a memória. Mas tenha cuidado! Isso se aplica tanto às lembranças boas quanto às ruins. Portanto, verifique se você está fazendo a coisa certa.

Para nós, profissionais da área, criar uma experiência literalmente vai além de acompanhar o cliente até a porta. Fizemos muitas (muitas) ações de Live Marketing para grandes marcas nacionais e internacionais. Você pode encontrar vários exemplos de marketing ao vivo em nosso portfólio; talvez você possa ter uma ideia de como criar experiências de alto nível. No nosso caso, além da experiência precisar ser muito boa, também temos o desafio de integrar o digital nesse processo para monitorar e validar a eficácia de nossas ideias.

Concentre-se em fornecer soluções inteligentes e criativas

Você tem um produto ou serviço, certo? No entanto, isso não é suficiente! Sua marca precisa estar em constante evolução e aperfeiçoar o mercado para atender às demandas de seus clientes.

Mais do que oferecer um produto ou serviço simples, é preciso apresentar soluções. Se sua marca não resolver as dores de seus consumidores, certifique-se de que seus concorrentes ofereçam soluções (se ainda não o estiverem).

Portanto, fique sempre de olho no que seus clientes têm a dizer e melhore seus produtos e serviços de forma criativa e inteligente. Dessa forma, você sempre cria promotores para sua empresa!

É aqui que entra o tão falado “conteúdo”. Por meio do marketing digital e das mídias sociais, você pode interagir com seu público e fornecer conteúdo rico para educá-lo. Conteúdo rico é um conteúdo de alto valor para seu público, como um artigo muito bem escrito sobre “Como organizar suas finanças”, junto com um modelo de planilha para eles baixarem — é um conteúdo extremamente valioso para o público de um banco ou instituição financeira.

E o grande insight aqui é que, além de gerar frequência de impacto, ou seja, você pode atrair a atenção do seu consumidor de forma amigável e prestativa, você também assume o papel de 'mentor' do seu público.

E acredite: se eles estão buscando conteúdo com sua marca, se sempre voltam para ler mais e, principalmente, se interagem com suas postagens, significa que já confiam em você. 😍 Agora, o desafio é entender o momento da compra e fazer uma oferta para as pessoas certas na hora certa.

Ofereça respostas rápidas e dinâmicas

Imagine que você criou uma página no Facebook para sua empresa para promover sua marca e promoções. No entanto, apenas fazer postagens aleatórias não vai ajudar! Se você optar por estar presente nessas mídias sociais, é essencial investir em respostas rápidas e dinâmicas. Portanto, quando um cliente envia uma mensagem na página, publica um comentário ou compartilha conteúdo, é essencial que você também torne sua presença conhecida, promovendo um engajamento eficiente com os interessados em sua marca!

Além disso, os canais da sua empresa precisam funcionar de forma integrada. O chatbot, a seção de “perguntas frequentes”, as mídias sociais, o blog e o site precisam falar o mesmo idioma, apresentando as mesmas soluções.

Assim, se um cliente enviar uma pergunta no site, a resposta (personalizada, é claro!) precisa ser o mesmo enviado para a mesma pergunta no chat e, o mais importante, sempre em tempo real ou com um curto intervalo de tempo. Nunca deixe seu cliente esperando!

Preparar-se para atender o consumidor do futuro é uma obrigação para todos os tipos de negócios que desejam prosperar. A concorrência será cada vez mais forte, por isso é essencial saber se destacar, conquistando e retendo cada vez mais clientes.

Em resumo

O consumidor do futuro (que já está presente) tem o mundo na palma das mãos. Eles podem obter qualquer informação e comparação em tempo real (você vai me dizer que nunca esteve em uma loja e pesquisou o produto que estava vendo na prateleira do Google para ver se conseguia encontrar opiniões e preços diferentes na loja/vendedor). Isso significa que o foco não está mais no produto, mas no consumidor que está se tornando cada vez mais exigente. Você tem uma estratégia, ferramentas e inteligência de mercado para gerenciar tudo isso?

Que tal conversar para discutir como podemos ajudar em seus projetos? Entre em contato.