Quem Arruma a Casa, Arruma a Alma. E Propaganda é a Alma do Negócio

Quem Arruma a Casa, Arruma a Alma. E Propaganda é a Alma do Negócio

Casa arrumada e convite enviado.

Chega um momento da sua vida em que você resolve fazer um upgrade no layout da sua loja. Troca piso, melhora iluminação, instala um sistema de som surround 5.1 de última geração e escolhe a mais moderna paleta de cores para compor a nova aparência do ambiente em relação aos produtos que oferece. Após mais de 2 meses arrumando tudo você finaliza e sente orgulho de todo trabalho duro (e caro) que resultou no ambiente dos seus sonhos.

Aí você se senta e simplesmente fica esperando as pessoas te visitarem para conhecer (e reconhecer) todo aquele trabalho e, claro, comprar os seus produtos. O que acontece? Ninguém vem!

Aí você se dá conta que fazer tudo isso e não convidar ninguém foi dinheiro, tempo e esforço que não trouxeram os resultados esperados. Ainda não se trata de um dinheiro perdido, pois a atualização ainda tem total potencial de gerar os resultados que você deseja, no entanto é necessário pensar no convite.

Agora imagine a cena... Você vai até uma gráfica rápida e manda fazer um cartão de visitas pequeno, com fundo branco, simplesmente escrito: "estou de cara nova, venha me visitar e comprar meus produtos". O que acontece? Pouquíssimas pessoas aparecem. Em primeiro lugar é preciso aprender que "o meio é a mensagem", como dito por Marshall McLuhan. Portanto, uma mensagem que é enviada em um meio errado, nunca vai fazer sucesso como poderia. Em segundo lugar, é preciso aprender que redação é tudo. E quando não é adequadamente criada, pode reduzir seu sucesso de vendas a nada

Em outra situação, você manda imprimir lindas cartas, com detalhes dourados e modernos, com a seguinte mensagem: "Estamos inaugurando o novo visual da nossa loja e você faz parte de um seleto grupo de clientes para participar do nosso evento de inauguração. Confirme sua presença no QR Code abaixo ...." Assim fica claro que o seu convite tem que estar ao nível que sua loja oferece.

A Primeira Impressão é a Que Fica

É preciso saber para quem exatamente enviar o convite, o que eles gostariam de ler em um convite, e o que o motivaria a ir no seu evento. Ah, não se esqueça de perguntar o que acharam no final do evento... Isso é marketing.

Por outro lado, de nada adiantaria mandar o convite para as pessoas certas, com as palavras que eles querem ver, se a sua loja estiver bagunçada, suja e com má iluminação, concordam? Como você se apresenta e aparenta é responsável pelo primeiro impacto. E uma pessoa precisa de menos de 3 segundos para julgar sua loja pela aparência, organização e experiências que ela proporciona. Isso é a comunicação.

O Óbvio Não Existe

Esta é uma metáfora que sempre cito em minhas reuniões com clientes e prospects, pois ilustra a dependência de uma estratégia que harmoniza a comunicação e o marketing. Pode até parecer óbvio, mas percebam que apesar de descrever uma loja física em minha metáfora, é exatamente igual para o mundo digital. E é neste ponto que o óbvio se despenca. No digital parece que as pessoas se esquecem disso.

A bagunça é de informações em lugares errados (má experiência de usuário), a sujeira é a poluição visual causada por elementos gráficos de maneira não planejada e, por fim, a falta de iluminação poderia ser encarada como a dificuldade de exibir seus produtos/serviços de uma maneira que realmente fiquem claros, se destaquem, chamem a atenção e, principalmente, gerem desejo de compra do público-alvo.

Vejo com muito mais frequência que gostaria (e cada vez mais), empresários usando "soluções prontas", templates prontos, achando que a redação qualquer um pode fazer, não dando atenção para detalhes que, para mim, são óbvios, mas eles tendem a "ir mesmo assim". Ao economizar na estratégia e execução com profissionais e agências qualificadas, a empresa paga o preço mais caro de todos: o tempo. E tempo é dinheiro, né?!

E aqui vai um dos maiores insights que estão ocultos para os desatentos... Muito além do dinheiro, quando se paga em tempo, outra coisa também é afetada... É muito provável que algum concorrente tenha aproveitado esse tempo que você jogou fora, tentando economizar. E aí você perdeu também: market share. Sim, meus amigos, temos que lembrar que o tamanho de mercado sempre é finito. E isso muda tudo!

Conclusão

Duas lições valiosas devem ser absorvidas neste texto:

  1. Lembre-se que as pessoas procuram por boas experiências em todos os momentos da vida dela, inclusive quando está em ambiente digital.
  2. Não menospreze a importância de uma boa equipe que vai trazer inteligência e ações que garantem os resultados certos: mais vendas e mais tempo para você crescer.

Marketing e comunicação: um depende do outro e são igualmente importantes. Não adianta ter uma boa estratégia e má execução (frustração dos clientes), assim como não adianta ter uma excelente execução, mas ninguém saber que ela existe (frustração dos empreendedores).

Se você leu até aqui é porque certamente se preocupa com o assunto e está estudando para tomar melhores decisões. Parabéns! Já está fazendo algo que a maioria não faz!

E caso esteja no momento certo, saiba que eu ajudo empresários geniais com grandes ideias a atrair a atenção e desejo do público-alvo para engajarem e comprarem suas soluções, resolvendo problemas de marketing e comunicação com inteligência e criatividade. 😎

Imagens: Unsplash

Todos os Serviços

Marketing

  • Marketing Digital
  • Smarketing
  • Planejamento e Estratégia
  • Automação de Marketing
  • Gestão de Canais de Mídia
  • Funil de Vendas
  • Conteúdo e Tráfego
  • Redes Sociais
  • Live Marketing

ID Visual

Web & Dev

Live & PDV

  • Experiências em PDV
  • Eventos Corporativos
  • Projetos 3D
  • Peças Customizadas
  • Cenografia

Imagem

  • Design Gráfico
  • Ilustração 2D e 3D
  • Produção de Fotos
  • Manipulação de Imagens

Vídeo