VOLTAR
Botão Voltar ao Topo

O Valor do Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Você acabou de ouvir alguém dizer "marketing de conteúdo" e sentiu que você já devia saber o que era, mas ficou com vergonha de perguntar a alguém. Parabéns, este post é para você! :)

O Content Marketing Institute, um instituto on-line para obter informações sobre tudo relacionado ao marketing de conteúdo, define o marketing de conteúdo assim:

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e conquistar um público claramente definido - com o objetivo de gerar uma ação lucrativa com o cliente.

Se você já assistiu o filme Lego, você viu um dos maiores exemplos de marketing de conteúdo até hoje. Ah, você pensou que eles fizeram aquele filme para vender ingressos de cinema? Pense de novo. Isso foi um comercial de brinquedo de 100 minutos, e você pagou para assisti-lo. É alguma coincidência que a Lego ultrapassou a Mattel, os criadores da Barbie, para se tornar a maior empresa de brinquedos do mundo? Você pode não ter o orçamento para fazer um filme para promover sua empresa, mas ainda pode fornecer informações valiosas aos clientes em potencial.

Empresas que investem em marketing de conteúdo, por pelo menos 12 meses, podem obter 400% de retorno de investimento.

Quando se trata de conteúdo, mais é melhor. Em média, as postagens de longos artigos geram nove vezes mais leads do que as postagens curtas.


Curata




E por que isso é tão valioso? Se você parar para pensar, o site mais acessado do mundo é um buscador. Isso significa que, em geral, pessoas acessam a internet em busca de algo. Uma vez que estamos em um meio digital, a única coisa que as pessoas estão realmente buscando é informação. O Consumidor do Futuro entra em uma loja sabendo exatamente o que quer comprar e, provavelmente, vai questionar os vendedores sobre profundos feedbacks da comunidade adquiridos em suas longas pesquisas na internet.

Mas e então? Onde entra o marketing de conteúdo? Se ainda não ficou claro, ao prover conteúdo de qualidade, ou também conhecido como “conteúdo rico”, você está fazendo aquilo que todos esperam quando estão na internet: receber informações valiosas.


A frente dos competidores

O ponto-chave

Eu poderia parar por aqui pois este é um argumento que sustenta sua causa. No entanto, ainda tem mais! O grande porquê dessa estratégia ser tão poderosa é que, uma vez que o seu consumidor está investindo seu tempo ao ler/assistir seus conteúdos, significa que ele começou um relacionamento com sua marca. Se você realmente conseguir entender o que o seu público busca e como você pode linkar isso com o seu produto/serviço, você descobriu a chave para tornar clientes em fãs.

Para facilitar, veja alguns exemplos práticos do marketing de conteúdo:

  • Um açougue que oferece uma calculador de churrasco, em troca do seu email (e você ainda pode finalizar a compra das carnes sugeridas).
  • Uma loja de roupas que escreve artigos ricos com dicas de modas relativos aos seus produtos.
  • Um médico que oferece conteúdos ricos já começa a atender seus pacientes antes mesmo deles ligarem para a clínica.
  • Uma livraria que envia comunicações personalizadas para seus clientes de acordo com suas preferências de leitura
  • Etc.

Se você não tiver certeza de como agregar valor por meio do marketing de conteúdo, nós podemos te ajudar a pesquisar seus públicos para entender que tipo de conteúdo você pode produzir e que seriam úteis para eles agora, ou que seriam úteis quando procurassem seu produto ou serviço.

Todos conhecem o ditado “A propaganda é a alma do negócio”, porém, se a propaganda é a alma do negócio, qual é a alma da propaganda? Este é o valor que queremos agregar para as marcas.

E você? Sabe qual é o valor que o seu público procura? E ainda mais importante, você produz conteúdo de qualidade para atrair seu público para este valor?