VOLTAR
Botão Voltar ao Topo

Na Era Digital, o Chat é a sua Voz na Internet

Como vender pela Internet

Imagine entrar em uma loja e ninguém te atender. Você anda pelos corredores, analisando os produtos, vez ou outra dá uma olhada por cima das prateleiras à procura de alguém para te ajudar, mas nada! Chega um momento que você começa a ficar nervoso com a situação, pensa em ir embora, mas agora que já chegou até aqui, decide ir atrás de alguém. Você vai até o balcão e enxerga um formulário em cima da mesa com o seguinte dizer: “Entre em contato, retornaremos o mais breve possível! E campos para você inserir seu nome, Email, Telefone, Cidade, etc..”.


Além da frustração fatídica, o cliente ainda vai embora pensando se aquele formulário foi realmente enviado, se a pessoa certa para resolver o problema dela é quem recebeu e, principalmente, se vai receber o retorno.


O que aconteceu de fato? A empresa perdeu uma venda. Simples assim.

No momento da decisão da compra, é fundamental que um vendedor esteja presente. Principalmente se for venda de serviços e/ou produtos com maior valor agregado.


Essa situação ilustra o exato caso da maioria dos sites que encontramos pelas nossas incansáveis buscas por informação pré-compra. Acontece que é muito mais fácil imaginar o quanto isso seria grave se trazemos metaforicamente a situação para o mundo off-line. Você não gostaria de ser tratado assim. A sensação de desprezo - principalmente desprezo comercial - é algo que fica marcado na memória dos consumidores. Na web toda essa visão é mais turva para nosso entendimento, mesmo apesar da veracidade ser de igual teor.


A decisão de compra está nas respostas das perguntas mais íntimas do consumidor. Ele recebe muitas e muitas propostas TODOS OS DIAS, e o desafio é conseguir explicar com toda transparência o porquê da sua empresa ser a melhor opção. Vivemos uma época que o SER está se tornando maior que o TER, e isso tem um impacto gigantesco na sociedade. Nem preciso dizer que você precisa estar preparado para agir da maneira correta com o seu público. Afinal, estamos na era da comunicação, costumo metaforizar que nossa rede é o ar, pois ela está todo lugar, ao mesmo tempo e temos acesso instantâneo a ela no momento que quisermos. E isso é a internet, óbvio!


Antes o site era uma ferramenta naturalmente passiva, que servia mais como um informativo digital. Com o avanço tecnológico da internet e os smartphones, isso mudou de forma drástica, principalmente falando de confiança em comprar on-line. Isso significa que seu site precisa estar pronto para receber, atender e fechar negócios da exata maneira que estamos acostumados no mundo off-line. Por que não?


Senti uma enorme diferença no sucesso das nossas campanhas após a instalação de um chat no site, que permite que a pessoa “converse” ao invés de “entrar em contato”. Isso agiliza o call-to-action e atende de maneira mais humana. Nos primeiros dias de teste com nosso site muitas pessoas já mandavam mensagens achando que estavam falando com um bot (robô) pré-programado para responder perguntas básicas. Ou seja, as pessoas realmente não estão esperando por um atendimento humano, mas sim o digital. E isso mostra o tamanho da oportunidade que temos para surpreendê-los no momento mais crucial da venda.


Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, desde as mais corporativa e fechadas, até as mais modernas, customizáveis e que incluem, até, app para o celular. Nós, do Studio Yellow, usamos o JivoChat, que acabou se tornando um parceiro estratégico do nosso negócio. O cuidado nos detalhes nos mostrou que eles estão realmente pensando no cliente e nos consumidores.

Logo JivoChat
Chat para seu site
Você consegue ver em que página o usuário está e pode começar uma conversa com ele no momento ideal

Aplicativo de chat para sites
O aplicativo é fácil de usar, tanto na versão Desktop quanto no app para celular.


Na era da comunicação não podemos perder a chance de nos comunicar. E o chat é a sua boca no mundo on-line. O modo como você escreve, o tempo que você demora para digitar e os emoticons que você usa mostram,  igualmente no mundo off-line, como você está se sentindo, qual é a sua personalidade e, até mesmo, o seu real interesse no assunto.


Ainda em nossa metáfora inicial, o momento em que a pessoa buscou por ajuda é o momento que o usuário estava atrás do contato no seu site. Ele está bem claro no seu site? Quando o consumidor olha por cima das prateleiras é a hora que ele está precisando de ajuda! O chat tem que estar ali para fazer as vezes do vendedor. O cliente diz: “Me ajuda a comprar com você?” e você não está escutando isso? Coloque um chat imediatamente! Quer saber mais sobre essa ferramenta que melhorou os meus resultados? Clique aqui!


E, claro, se você quiser que o Studio Yellow instale um chat e crie campanhas inteligentes para captar leads para sua empresa, conte comigo para te ajudar!


E aí? Vamos conversar?