VOLTAR
Botão Voltar ao Topo

Marketing Digital: Tudo que Você Precisa Saber

O que é marketing digital
O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que usam um dispositivo eletrônico ou a internet. As empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídia social, e-mail e seus sites, para se conectarem aos clientes e consumidores potenciais.

Tendo em vista o quão acessível a internet é hoje, você acreditaria se eu dissesse que o número de pessoas que ficam online todos os dias ainda está aumentando?

O uso "constante" da internet entre os adultos aumentou em 5% apenas nos últimos três anos, segundo a Pew Research. E, embora digamos muito, a forma como as pessoas buscam e compram mudou junto - o que significa que o marketing off-line não é tão eficaz quanto costumava ser.

O marketing sempre teve a ver com a conexão com seu público-alvo no lugar certo e no momento certo. Hoje, isso significa que você precisa conhecê-los onde já estão gastando tempo: na internet.

Portanto, marketing digital - em outras palavras - significa qualquer forma de marketing que existe online.

Hoje muito se fala sobre o inbound marketing como uma maneira realmente eficaz de atrair, engajar e encantar os clientes on-line. Um profissional de marketing experiente pode dizer que o inbound marketing e o marketing digital são praticamente a mesma coisa, mas existem algumas pequenas diferenças.

Como você define o marketing digital?

O marketing digital é definido pelo uso de várias táticas e canais digitais para se conectar com os clientes, onde eles passam muito tempo: online. Do próprio site aos ativos de marca on-line de uma empresa - publicidade digital, e-mail marketing, banners on-line e muito mais - há um espectro de táticas que se enquadram no “marketing digital”.

Táticas e exemplos de marketing digital

Os melhores profissionais de marketing digital têm uma visão clara de como cada campanha de marketing digital apoia suas metas. E, dependendo dos objetivos de sua estratégia de marketing, os profissionais de marketing podem apoiar uma campanha maior por meio dos canais gratuitos e pagos à sua disposição.

Um profissional de marketing de conteúdo, por exemplo, pode criar uma série de postagens de blog que servem para gerar leads de um novo e-book, o negócio criado recentemente. O profissional de marketing de mídia social da empresa pode ajudar a promover esses posts por meio de postagens pagas e orgânicas nas contas de mídia social da empresa. Talvez o comerciante crie uma campanha de e-mail para enviar - para aqueles que baixam o e-book -mais informações sobre a empresa. Falarei mais sobre esses profissionais de marketing digital específicos em um minuto.

Aqui está um breve resumo de algumas das táticas de marketing digital mais comuns e dos canais envolvidos em cada uma delas.

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

O termo SEO vem da sigla "Search Engine Optimization", que traduzido livremente fica Otimização de Mecanismos de Pesquisa. O processo de SEO otimiza seu site para que ele consiga um melhor "ranking" nas páginas de resultados de busca, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (gratuito) que seu site recebe. Os canais que se beneficiam do SEO incluem:

  • Websites
  • Blogs
  • Infográficos

Marketing de conteúdo

Esse termo denota a criação e a promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de leads e clientes. Os canais que podem participar de sua estratégia de marketing de conteúdo incluem:

  • Postagem no blog
  • E-books
  • Infográficos
  • Brochuras digitais
  • Entre outros

Marketing de mídia social

Essa prática promove sua marca e seu conteúdo nos canais de mídia social para aumentar o reconhecimento da marca, direcionar o tráfego e gerar leads para sua empresa. Os canais que você pode usar no marketing de mídia social incluem:

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Snapchat
  • Pinterest
  • Google+

Pagamento por clique (PPC)

O PPC (Pay per Click) é um método de direcionar tráfego para seu website pagando sempre que seu anúncio for clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google AdWords, que permite que você pague pelos melhores espaços nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa do Google a um preço "por clique" dos links que você coloca. Outros canais onde você pode usar o PPC incluem:

  • Anúncios pagos no Facebook
  • Tweets promovidos no Twitter
  • Mensagens patrocinadas no LinkedIn

Marketing afiliado

Esse é um tipo de publicidade com base no desempenho em que você recebe comissão pela promoção de produtos ou serviços de outra empresa/pessoa em seu website. Canais de marketing de afiliados incluem:

  • Hospedagem de anúncios em vídeo por meio do Programa de Parceria do YouTube
  • Publicação de links afiliados de suas contas de mídia social

Publicidade nativa

A publicidade nativa refere-se a anúncios que são principalmente dirigidos por conteúdo e apresentados em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. As postagens patrocinadas pelo BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a propaganda em mídias sociais "nativa" - publicidade no Facebook e no Instagram, por exemplo.

Automação de Marketing

A automação de marketing refere-se ao software que serve para automatizar suas operações básicas de marketing. Muitos departamentos de marketing podem automatizar tarefas repetitivas que, de outra forma, executariam manualmente, como:

  • Disparo de email marketing para sua lista de contatos
  • Agendamento e postagem de conteúdos em suas mídias sociais
  • Atualização da sua lista de contatos
  • Fluxos de trabalho para gerar leads (potenciais clientes)
  • Acompanhamento e relatório de campanhas

Com a quantidade de plataformas e informações que uma campanha de marketing digital geram hoje em dia, é impraticável você fazer a gestão de modo manual. Não por ser impossível, mas a internet é tão rápida que você precisa acompanhar esse ritmo se quiser realmente alcançar bons resultados em suas campanhas.

E-mail Marketing

As empresas usam o email como meio de comunicação com seus públicos. O e-mail costuma ser usado para promover conteúdo, descontos, promoções e eventos, além de direcionar as pessoas para o site da empresa. Os tipos de e-mails que você pode enviar em uma campanha de marketing incluem:

  • Novos artigos/conteúdos do seu blog
  • Etapas de um workflow - acompanhamento de pedido, por exemplo.
  • Email de boas-vindas ao cliente
  • Promoções de férias para membros do programa de fidelidade
  • Dicas ou artigos relacionados para engajar o cliente
  • Entre muitos outros

RP on-line

Relações Públicas (RP) on-line é a prática de garantir a cobertura conquistada com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com o RP tradicional, mas no espaço online. Os canais que você pode usar para maximizar seus esforços de RP incluem:

  • Avaliações dos clientes
  • Depoimentos em mídias específicas
  • Comentários sobre o produto em sites
  • Entre outros

Inbound Marketing

O Inbound Marketing se refere à abordagem de "funil total" para atrair, engajar e encantar os clientes que usam conteúdo on-line. Você pode usar todas as táticas de marketing digital listadas acima em uma estratégia de inbound marketing.

Exemplo de estratégia de Marketing Digital

O marketing digital funciona para todos os negócios?

O marketing digital pode funcionar para qualquer negócio em qualquer setor. Independentemente do que sua empresa vende, o marketing digital ainda envolve a criação de personas de compradores para identificar as necessidades do seu público e criar um conteúdo on-line valioso. No entanto, isso não quer dizer que todas as empresas devem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira.

Marketing Digital B2B

Se sua empresa for business-to-business (B2B), seus esforços de marketing digital provavelmente estarão centrados na geração de leads on-line, com o objetivo final de que alguém fale com um vendedor. Por essa razão, o papel da sua estratégia de marketing é atrair e converter os leads da mais alta qualidade para seus vendedores por meio de seu website e suporte a canais digitais.

Além do seu site, você provavelmente escolherá concentrar seus esforços em canais focados nos negócios, como o LinkedIn, onde seu público-alvo está gastando seu tempo on-line.

Marketing Digital B2C

Se sua empresa for business-to-consumer (B2C), dependendo do preço de seus produtos, é provável que o objetivo de seus esforços de marketing digital seja atrair pessoas para seu website e torná-las clientes sem precisar falar com eles.

Por essa razão, é menos provável que você se concentre em "leads" em seu sentido tradicional e tenha mais chances de se concentrar na construção de uma jornada de compra acelerada, a partir do momento em que alguém acessa seu website até o momento em que faz uma compra. Isso muitas vezes significará os recursos do produto em seu conteúdo mais altos no funil de marketing do que seria possível para uma empresa B2B, e talvez você precise usar frases de chamariz mais fortes (CTAs).

Para empresas B2C, canais como o Instagram e o Pinterest muitas vezes podem ser mais valiosos do que as plataformas focadas nos negócios do LinkedIn.

Quais são os benefícios do marketing digital?

Diferentemente da maioria dos esforços de marketing off-line, o marketing digital permite que os profissionais de marketing vejam resultados precisos em tempo real. Se você já colocou um anúncio em um jornal, saberá como é difícil estimar quantas pessoas realmente viram essa página e prestaram atenção ao seu anúncio. Não há uma maneira infalível de saber se esse anúncio foi responsável por qualquer venda.

Por outro lado, com o marketing digital, você pode medir o ROI de praticamente qualquer aspecto de seus esforços de marketing. Aqui estão alguns exemplos:

Tráfego do site

Com o marketing digital, você pode ver o número exato de pessoas que visualizaram as páginas do seu site em tempo real usando o software de análise digital.

Você também pode ver quantas páginas eles visitaram, que dispositivo estavam usando e de onde vieram, entre outros dados de análise digital que oferecem um nível de entendimento sobre seu público e sobre sua estratégia que nenhum outro meio é capaz de gerar.

Essa inteligência ajuda você a priorizar quais canais de marketing gastar mais ou menos tempo com base no número de pessoas que esses canais estão direcionando para seu website. Por exemplo, se apenas 10% do seu tráfego for proveniente da pesquisa orgânica, você provavelmente precisará gastar algum tempo em SEO para aumentar essa porcentagem.

Com o marketing off-line, é muito difícil dizer como as pessoas estão interagindo com sua marca antes de interagir com um vendedor ou fazer uma compra. Com o marketing digital, você pode identificar tendências e padrões no comportamento das pessoas antes que elas cheguem ao estágio final da jornada do comprador, o que significa que você pode tomar decisões mais informadas sobre como atraí-las para o seu website no topo do funil de marketing.

Performance de Conteúdo e Geração de Leads

Imagine que você criou um folheto de um produto e o enviou nas caixas de correio das pessoas - esse folheto é uma forma de conteúdo, embora esteja off-line. O problema é que você não tem idéia de quantas pessoas abriram seu folheto ou quantas pessoas a jogaram fora sem ler.

Agora imagine que você tinha esse folheto no seu site. Você pode avaliar exatamente quantas pessoas visualizaram a página em que ela está hospedada e pode coletar os detalhes de contato de quem fez o download usando formulários. Você não apenas pode medir quantas pessoas estão envolvidas com seu conteúdo, mas também gera leads qualificados quando as pessoas fazem o download, por exemplo.

Modelagem de Atribuições

Uma estratégia de marketing digital eficaz combinada com as ferramentas e tecnologias certas permite que você rastreie todas as suas vendas até o primeiro ponto de contato digital do cliente com sua empresa.

Chamamos isso de modelagem de atribuição e ela permite identificar tendências na maneira como as pessoas pesquisam e compram seu produto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais partes de sua estratégia de marketing merecem mais atenção e quais partes de seu ciclo de vendas precisam de um refinamento .

Conectar os pontos entre marketing e vendas é extremamente importante - de acordo com o Aberdeen Group, empresas com forte alinhamento de vendas e marketing alcançam uma taxa de crescimento anual de 20%, comparado a uma queda de 4% na receita para empresas com baixo alinhamento. Se você puder melhorar a jornada de seu cliente através do ciclo de compra usando tecnologias digitais, é provável que ele reflita positivamente nos resultados finais de sua empresa.

Quanto tempo levará para ver os resultados do meu conteúdo?

Com o marketing digital, muitas vezes você pode ver resultados muito mais rápidos do que com o marketing off-line, já que é mais fácil medir o ROI. No entanto, depende, em última análise, da escala e da eficácia da sua estratégia de marketing digital.

Se você se empenha em conseguir um público engajado e se concentrar na criação de conteúdo on-line de qualidade para atrair e convertê-lo, é provável que você veja bons resultados nos primeiros seis meses.

Se a publicidade paga fizer parte da sua estratégia digital, os resultados serão ainda mais rápidos, mas é recomendável que você se concentre em criar um alcance orgânico (ou "livre") usando conteúdo, SEO e mídia social para obter sucesso sustentável a longo prazo.

É necessário um alto investimento para o marketing digital?

Como com qualquer coisa, isso realmente depende de quais elementos do marketing digital você quer adicionar à sua estratégia.

Se você está se concentrando em técnicas de entrada como SEO, mídia social e criação de conteúdo para um site já existente, a boa notícia é que você não precisa de muito orçamento. Com o marketing de entrada, o foco principal está na criação de conteúdo de alta qualidade que seu público desejará consumir.

Com técnicas de saída, como publicidade on-line e investimento em PPC, há, sem dúvida, alguma despesa. O que isso custa se resume ao tipo de visibilidade que você deseja receber como resultado da publicidade.

Por exemplo, para implementar o PPC usando o Google AdWords, você fará lances para tentar ficar junto a outras empresas do seu setor que apareçam no topo dos resultados de pesquisa do Google para palavras-chave associadas à sua empresa. Dependendo da competitividade da palavra-chave, isso pode ser razoavelmente acessível, ou extremamente caro, e é por isso que é uma boa ideia concentrar-se também na construção de seu alcance orgânico.

Quero trabalhar o marketing digital da minha empresa. O que fazer agora?

Se você já entendeu a importância do marketing digital para a saúde da sua empresa, o próximo passo é entrar mais a fundo no assunto. Apesar de muitos claros os exemplos acima, sabemos que é muito difícil pensar, na prática, como isso funcionaria para o seu negócio. E para isso estamos a disposição para fazer uma reunião, responder todas as suas dúvidas e pensarmos juntos qual é a melhor solução para o momento atual da sua empresa. Afinal, não adianta querer fazer tudo sem verba, é melhor analisar caso a caso e identificar quais são as melhores estratégias de acordo com o seu budget atual.

Espero ter te ajudado com este tema tão importante! Bons negócios para todos nós! :)