VOLTAR
Botão Voltar ao Topo

5 Razões Pela qual Você Precisa de SEO em seu Negócio

Profissionais de SEO em São Paulo

É claro que você já deve ter ouvido falar sobre SEO: Search Engine Optimization (tradução: Otimização para os Mecanismos de Pesquisa). E se não ouviu seu negócio está seriamente em perigo, pois com avanço tecnológico da internet e dos dispositivos que permitem o acesso a ela, como smartphones, tablets, relógios, entre outros, é bem comum que o número de pessoas que depositam confiança nos buscadores para pesquisar informações cruciais na hora da compra tenha aumentado exponencialmente nestes últimos anos.

O Google obtém mais de 63 mil buscas por segundo

No entanto, o termo em si é extremamente abrangente e necessita de muito tempo de estudo para chegar a um nível técnico de entendimento de todos os conceitos aplicados nessas simples 3 letrinhas. O intuito deste artigo é, sem enrolações, te explicar o porquê ele é tão importante para o seu negócio.

O SEO traz um retorno do investimento médio de 40% para empresas que implementam uma boa estratégia

1. Expanda seu Produto ou Serviço para um Público Maior

Você sabia que os mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing, Yahoo, entre outros, podem ter o potencial de atrair diferentes massas de compradores para o seu site. Imagine, o Google obtém mais de 63 mil buscas por segundo, ou seja, 5,4 bilhões de buscas por dia, e sim, eu pesquisei quantos segundos tem um dia! Otimizar seu site e o seu conteúdo permite com que você entenda o que está tentando vender. Assim você pode oferecer o melhor valor para os clientes, que é a melhor experiência de "pesquisa". E isso ainda vai mais longe! Em 2021 esse número deve crescer 53,7%. Ou seja, se você está vendo números baixos em seu site, é hora de investir em estratégias de SEO para ajudar sua empresa a atrair e reter clientes.


2. Alto Retorno do Investimento

De acordo com a Lyfe Marketing, os sites que investiram em SEO estão recebendo mais de 50% do tráfego total na Internet. A classificação na primeira página do Google leva você a um alcance 90% maior. Os leads de SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, comparados a apenas 1,7% de leads de saída, como anúncios impressos. De todos os esforços de marketing que sua empresa deve focar, a construção de uma forte estratégia de SEO é essencial para começar a expandir seus negócios. O SEO traz um ROI (Retorno do Investimento) - médio de 40% para empresas que implementam uma boa estratégia de SEO e são classificadas nas páginas de topo da SERPS - Search Engine Results Pages (tradução: Páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisas).

3. SEO Traz mais Clientes Fiéis

O retorno de clientes é um dos fatores que o mecanismo de pesquisa leva em consideração. Além de o desempenho do seu site ser importante, o tipo de pessoa que entra no seu website também desempenha um grande papel e é por esse motivo. Quanto mais felizes estão os "pesquisadores" com o seu conteúdo, mais provável é que eles compartilhem, publiquem e/ou encaminhem seu site para outras pessoas, o que, por sua vez, confere credibilidade ao seu site. Para atrair esses “Buscadores”, você precisa primeiro identificar o público que se está tentando alcançar. Uma vez identificado o seu público, você pode começar a criar nichos ou segmentações desse público e começar a produzir conteúdo que ressoará em cada segmento. Usando a estratégia de SEO de conteúdo certo para cada nicho os trará especificamente para o seu site. O SEO ajuda os empresários a entender o que seus clientes precisam e, se você conseguir identificar estas necessidades de forma consistente, seus clientes voltarão para mais!

4. SEO Ajuda a Melhorar a Experiência do Usuário

A implementação das frases ou perguntas de palavras-chave certas para o seu conteúdo ajuda a facilitar a navegação dos usuários, permitindo que eles encontrem as coisas de que precisam sem se sentirem sobrecarregados com a quantidade de informações online. Pense no seu site como uma loja única para as necessidades de seus clientes, quais perguntas você deve responder com base nos produtos ou serviços que vende e como você pode ajudá-los a fazer as escolhas certas. Ao fornecer um conteúdo de qualidade otimizado, você proporciona uma sensação de confiança e credibilidade aos seus clientes. E a confiança é construída com o tempo, conhecer seus convidados e escrever sobre as coisas que são importantes para eles permitirão fortalecer a experiência do usuário cada vez mais.


5. Aumentar sua Taxa de Retenção de Clientes

Vamos encarar, com tantas maneiras de atingir os consumidores, às vezes o mercado fica saturado com informações que não são necessariamente o que eles estão procurando. Para começar, você nunca deseja classificar palavras-chave que não têm nada a ver com seu conteúdo, que é uma grande bandeira vermelha para os mecanismos de pesquisa. Desperdiçar o tempo de seus convidados em seu site com informações que você não é um especialista apenas prejudica você. É por isso que fazer a pesquisa sobre seu público leva tempo! Leva tempo para criar palavras-chave específicas que possam descrever exatamente o que você está tentando transmitir. O tempo e o esforço investidos na realização dessa pesquisa compensarão no final, pois você perceberá como a taxa de rejeição diminui. Lembre-se de que você deseja que os visitantes permaneçam em seu site o maior tempo possível! As técnicas de SEO corretas ajudarão sua empresa a chegar lá.

Conclusão

Em outras palavras, SEO é o tipo de ação/investimento que sua empresa DEVE fazer o quanto antes. O mundo está cada vez mais digital e as empresas estão seguindo o mesmo fluxo. Imagine que você está em uma cidade que a avenida de melhor localização comercial da cidade está esgotando espaços para sua empresa se instalar. Na internet espaço não é o problema, porém o gigantesco acúmulo de informações é uma ameaça para sua empresa ser vista como "uma barraquinha em frente a um grande prédio comercial". Isso sem contar que estamos falando de um investimento com retorno de 40%, em média. Não me lembro de ter recebido uma proposta tão interessante há muito tempo!

Se você precisa de ajuda para entender, planejar, estruturar e aplicar isso em seu negócio, você pode contar com o Studio Yellow. Nós oferecemos toda a assessoria necessária para que sua empresa receba o tratamento correto para garantir o lugar ideal no mercado.

E agora? Sua empresa é uma "barraquinha" ou é um "grande edifício comercial" em nossa avenida digital imaginária?