Mudanças que a web 3.0 está trazendo para o marketing

Marketing Digital
Mudanças que a web 3.0 está trazendo para o marketing

A internet abriga hoje bilhões de usuários. Bilhões de pessoas que adotaram a tecnologia como parte de suas vidas diariamente. Esse é o ambiente que vem se consolidando e atualizando em menos de 30 anos de história, evoluindo de imagens estáticas à uma experiência interativa.

Se hoje achamos quase que antiquado aquele que vive sem um smartphone, não tem nenhuma rede social, ou não conhece os benefícios da internet, isso é resultado de uma “web cultura” que veio para ficar em nossas relações, meios de trabalho e áreas de formação.

Antes de tudo, vamos relembrar o início da web? 

A evolução da web: do início à nova era

Para pensar em como era a internet quando você era criança. Muitos se lembrarão da internet discada, o barulhinho que fazia para realizar o acesso, e mais ainda, os layouts completamente desarmônicos dos sites daquela época. Nem imaginávamos como isso evoluiria para como estamos hoje.

A Web 1.0 iniciou entre a década de 90 aos anos 2000, a internet nasceu com páginas estáticas de conteúdo, sem interações ou monetização de anúncios. Com o passar do tempo, mesmo com o aparecimento de novas linguagens de programação como Javascript e Flash para melhorar o uso da web, as pessoas eram ainda consumidoras de conteúdo sem contribuição na funcionalidade do sistema.

De 2004 aos dias de hoje, a web 2.0 trouxe às páginas a interatividade, e o compartilhamento de informações como consumidores de conteúdo. Nessa etapa, a produção de conteúdo de usuários, seja em vídeo, texto ou fotografia, sagrou a interação virtual e consolidou a web como um espaço.

Vemos atualmente novos níveis de velocidade, divulgação e compartilhamento de dados. O grande “x” da passagem a uma nova era, de Web 3.0, é a inteligência artificial colaborando com os seres humanos de forma mais eficaz. Aqui, não há mais a necessidade de sistemas operacionais complexos ou "hard disks" para o armazenamento de informações, tudo estará em nuvem, de forma mais rápida e personalizada.

Outra chave da estrutura da Web3 é a tecnologia blockchain, popularmente conhecida por servir de base para as criptomoedas, essa estrutura permite criar "blocos" e formar cadeias de dados. Numa escala evolutiva, enquanto a Web 1.0 baseava-se em hyperlinks, e a Web 2.0 nas redes sociais, a Web 3.0 (Web3) será fundamentada na tecnologia blockchain.

A nova era da internet promete uma nova arquitetura, um ambiente muito mais seguro, e a descentralização dos grandes, para os usuários.

Com essa nova era da web, que mudanças podemos esperar para o marketing? 

Marketing 3.0

Já é fácil imaginar como esse cenário 3.0 contribui para o fortalecimento do marketing. A Web e seus bilhões de usuários, está recheada de informações sobre o comportamento de consumo e os movimentos digitais valiosos para as empresas.

Se na web 2.0 as organizações se voltaram para o marketing digital e publicidade em busca de maior participação de mercado e alcance eficiente de seu público-alvo, a web 3.0 fornece os ingredientes necessários para um marketing de valor. A tecnologia blockchain pode aumentar a transparência dos dados, evitar fraudes e eliminar a necessidade de métodos centralizados de coleta de dados, dando ao consumidor a segurança de que uma empresa entrega valor real aos seus consumidores.

Neste novo ambiente, esquecemos a busca frenética por visualizações, gestão de crises e pessoas como um produto, para estabelecermos confiança e controle sobre seus dados. Além disso, temos novos caminhos com o marketing de experiência e interações realistas possíveis no Metaverso, uma nova moeda (tokens), e modelos de negócio.

 

As empresas, portanto, podem se preparar para investir em grandes experiências, uma política de dados amplamente estruturada, e diferenciais imersivos. Focar no consumidor, e não no concorrente.

 

Como levar sua empresa aos primeiros passos de um novo marketing

 

Primeiro de tudo é pensar que sua empresa precisa se adequar à realidade dos consumidores. No marketing 3.0, as pessoas são tratadas como seres humanos com características individuais e únicas. Passamos de estratégias massivas, para o conhecimento mais pessoal, aprofundado e simultâneo de cliente e marca.

Os dados, métricas e automação de marketing, possibilitam a realização de atividades de maneira massiva e, ainda assim, personalizadas. Tratá-las como pessoas, e não como fontes, é o principal passo. O que levará sua empresa ao marketing 3.0 será a segmentação, experiências do usuário com bom uso do SEO, colaboração, tecnologia e conteúdo de valor.

De marketing aqui na Yellow a gente é expert! Novos caminhos, e estratégias úteis estão sempre em nosso portfólio para garantir aos nossos clientes as melhores opções de marketing digital. 

Nós somos uma agência digital de alto padrão para grandes ideias de negócios.

Transformamos negócios complexos em soluções claras, resolvendo problemas de marketing e comunicação com inteligência, criatividade e atenção aos detalhes.

Como podemos te ajudar agora?